Jornal Estado de Minas

Twitter

#prazervagabunda abre debate para visões preconceituosas das mulheres na sociedade


A hashtag #prazervagabunda começou a viralizar no Twitter na manhã desta quinta-feira (04). Toda essa movimentação deu-se como uma forma de ressignificar a palavra “vagabunda”, que muitas vezes é usada como adjetivo pejorativo direcionado a mulheres.



Várias brasileiras postaram, junto à hashtag, seus relatos de abuso sexual e verbal. A maioria afirmou ter sido chamada de “vagabunda” como uma forma de humilhação. Outros adjetivos como "puta" e "rodada" também foram colocados em pauta.






A tag começou a questionar como as mulheres são vistas na sociedade. "Meus pais me mandaram apagar essa foto porque 'eu estou vestida igual puta'", comentou uma internauta.





"Se ter sororidade com outras mulheres é ser vagabunda, então...", comentou outra internauta no Twitter.


A atriz da Rede Globo, Ana Hikari, também está participando do movimento. Ana fez uma thread na rede social explicando o movimento e se posicionando perante aos comentários de ódio que recebeu com a publicação. "Se ser dona do meu próprio corpo e querer fazer o que EU quiser com ele significa ser vagabunda, então...", escreveu a atriz.




Já outras, postam fotos sensuais para representar a liberdade sexual feminina.



O movimento on-line começou com três amigas na cidade de Tatuí, em São Paulo, segundo a BBC Brasil. Uma das garotas postou uma foto no Twitter denunciando os abusos físicos e psicológicos que sofreu do namorado.



Mulheres de todo o Brasil se uniram na cauda. "Obrigada, Tatuí", afirmou uma internauta

#JuntosPelaNicolle

Na última quarta-feira (3), Nicolle Nunes denunciou, no perfil ExposedMachosBRR no Twitter, o assédio seuxal que sofreu do Vice-Diretor, Eduardo, da escola Sagrado Coração de Jesus, em Barreiras (BA). Ao descobrir da acusação, o vice-diretor ligou para a mãe de Nicole e ameaçou processá-las por calúnia. Neste momento, a #JuntosPelaNicolle foi criada como uma forma de apoiar as vítimas de abusos sexuais e psicológicos.

Exposed

No final do mês passado, várias hashtags de exposed (expor, em inglês) começaram a surgir no Twitter brasileiro. As participantes do movimento postam seus relatos de abuso sexual e psicológico como uma forma de fortalecer outras garotas. Em Belo Horizonte, a hashtag #ExposedBH ficou nos topic tradings por muitos dias.



*Estagiária sob supervisão de Álvaro Duarte