O governo federal nomeou o farmacêutico Arnaldo Correia de Medeiros para exercer o cargo de secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Medeiros entra no lugar de Wanderson Oliveira, que deixou o cargo no mês passado, por divergências com a cúpula do governo sobre a condução das ações de combate ao novo coronavírus.
O novo indicado teria sido indicado pelo líder do PL na Câmara, deputado Wellington Roberto. O partido integra o bloco do “Centrão”, do qual o presidente Jair Bolsonaro tem se aproximado.
A nomeação do novo titular da área está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 5.
Leia Mais
Nome do Centrão para Banco do Nordeste é alvo de investigaçãoGoverno federal nomeia indicado do Centrão para comandar FNDEGoverno Bolsonaro entrega cargo ao Centrão para gerenciar quase R$ 30 biBolsonaro coloca militar indicado pelo Centrão no comando da FunasaCom general no Ministério da Saúde há 21 dias, Bolsonaro volta a criticar diretor da OMS: 'Nem é médico'Em 15 de abril, o pedido de demissão dele se tornou público, mas não foi aceito pelo então ministro Luiz Henrique Mandetta, que acabou saindo em seguida do cargo de ministro.
Wanderson chegou a se queixar com colegas sobre o discurso do presidente Jair Bolsonaro contrário ao isolamento social mais amplo e afirmou, na ocasião, que sairia junto com Mandetta.
O novo secretário Arnaldo Correia de Medeiros é graduado em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tem mestrado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade de Minas Gerais e doutorado em Ciências Biológicas na USP.
Medeiros também foi professor da UFPB e superintendente do Hospital Universitário Lauro Wanderley, vinculado à mesma universidade.
A Secretaria de Vigilância em Saúde é responsável, em âmbito nacional, por todas as ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, como a COVID-19, pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador e também pela análise de situação de saúde da população brasileira.