SÃO PAULO - O Brasil ultrapassou as 40 mil mortes pelo novo coronavírus nesta quinta-feira, 11. Foram 479 novos óbitos nas últimas 12h, totalizando 40.276 vidas perdidas pela COVID-19, de acordo com o levantamento conjunto feito pelos veículos de comunicação Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL. Ao todo, o País já tem 787.489 pessoas infectadas.
Leia Mais
Santa Casa de São João del-Rei registra 11 casos de COVID-19 entre funcionáriosCOVID-19: Reabertura do turismo na Serra do Cipó divide opiniões Efeito COVID: rodoviária de BH prevê redução de 82% de passageiros no feriado de Corpus ChristiBebê de pais que testaram positivo para COVID-19 nasce saudável em BHMunicípios do entorno de BH enfrentam escalada da COVID-19COVID-19: Brasil tem 41.162 mortos, segundo consórcio de veículos de imprensaCOVID-19: Brasil ultrapassa marca de 40 mil óbitos e tem mais de 800 mil ocorrências da doençaO balanço de óbitos e casos é resultado da parceria entre os jornalistas dos seis meios de comunicação, que uniram forças para coletar junto às secretarias estaduais de Saúde e divulgar números totais de mortos e contaminados. A iniciativa inédita é uma resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia, o que ocorreu a partir da semana passada.
Com esse consórcio dos veículos de imprensa, o objetivo é informar os brasileiros sobre a evolução da COVID-19 no país, cumprindo o papel de dar transparência aos dados públicos. Segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde no início da noite desta quarta-feira, 10, foram notificados no País em 24 horas novos 1.274 óbitos e 32.913 infectados.