O Brasil tem 41.162 mortes pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) confirmadas e 809.398 casos positivos da doença, de acordo com o levantamento conjunto feito pelos veículos de comunicação Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL, a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.
Leia Mais
Números de casos e mortes no Brasil ainda são altos e quadro preocupa, diz OMSBrasil tem 41.058 mortos por covid-19, segundo consórcio de veículos de imprensaBrasil passa de 40 mil mortes pela COVID-19, segundo consórcio de veículos de imprensaMinistério da Saúde registra 909 óbitos por coronavírus nas últimas 24 horasO balanço é resultado da parceria entre os jornalistas dos seis meios de comunicação, que uniram forças para coletar junto às secretarias estaduais de Saúde e divulgar os números totais de mortos e contaminados. A iniciativa inédita é uma resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia, o que ocorreu a partir da semana passada.
Mesmo com o recuo do Ministério da Saúde, que voltou a divulgar o consolidado de casos e mortes, o consórcio dos veículos de imprensa segue com o objetivo de informar os brasileiros sobre a evolução da COVID-19 no país, cumprindo o papel de dar transparência aos dados públicos. Nessa quinta-feira (11), a pasta informou, por volta das 18h30, que o Brasil contabilizou 1.239 óbitos e mais 30.412 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Com isso, segundo a Saúde, no total são 802.828 casos confirmados e 40.919 mortes causadas pelo coronavírus.
*Estagiário sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz