(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DIAGNÓSTICO

Governador de Santa Catarina testa positivo para o novo coronavírus

Em 8 de junho, o governador Carlos Moisés (PSL) foi flagrado sem máscara em uma festa junina do Fazzenda Park Hotel, em Gaspar, no estado catarinense; ele é o 8º governador a contrair a doença no país


postado em 01/07/2020 13:53 / atualizado em 01/07/2020 14:09

Carlos Moisés confirmou o diagnóstico em seu Twitter (foto: Divulgação/ Secom)
Carlos Moisés confirmou o diagnóstico em seu Twitter (foto: Divulgação/ Secom)
O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), está com o novo coronavírus (Sars-Cov-2). A informação, que foi confirmada pelo governo do estado na manhã desta quarta-feira (1º), já havia sido adiantada pelo chefe do Executivo estadual em uma rede social.

No Twitter, o governador disse que gostaria de estar presente nas ruas para apoiar as ações das equipes do governo, depois dos estragos causados pelo ciclone que atingiu o estado na tarde dessa terça-feira (30). Mas deve permanecer em isolamento social por ter apresentado sintomas da COVID-19.

Ainda na publicação, o governador confirmou ter feito o exame à tarde, mas só recebeu o resultado à noite. Ele afirmou que está contaminado e disse que fará novos exames de contraprova. 



Com o diagnóstico positivo, Moisés foi o oitavo governador a contrair a doença no país. O exame foi feito depois que ele apresentou sintomas de gripe, como tosse, dor de garganta, dor de cabeça e febre baixa.

Furo na quarentena


Em 8 de junho, o governador Carlos Moisés foi flagrado sem máscara em uma festa junina do Fazzenda Park Hotel, em Gaspar, município que fica a 129 quilômetros da capital Florianópolis. Nas imagens, o chefe do executivo estadual é visto conversando com outra pessoa em um ambiente com aglomeração.
 
 
 
Segundo o decreto estadual, shows, festas e apresentações estão proibidos em todo o território catarinense até 5 de julho devido à pandemia do coronavírus. Além disso, a Secretaria Estadual de Saúde não permite que os hotéis permaneçam com as áreas sociais e de convivência abertas. 


COVID-19 em Santa Catarina


Até a tarde desta quarta-feira (1º), Santa Catarina registrou 26.354 casos confirmados da COVID-19, além de 341 mortes causadas pela doença. Do total de infectados 20.505 pacientes já se recuperaram. 

Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, a taxa de letalidade no estado é de 1,29%. Já o índice de ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) está em 65%, com 248 pessoas internadas neste momento. 
 
*Estagiário sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz 
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)