A vacina contra o novo coronavírus que está sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford deve chegar ao Brasil na primeira quinzena de dezembro. A informação foi dada ontem pelo secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros. O Brasil já encomendou 100 milhões de doses da vacina contra a COVID-19 e o secretário espera que 15 milhões de brasileiros possam ser vacinados até o final deste ano.
Leia Mais
Vacina de Oxford dá bons resultados, mas há 'longo caminho a percorrer', diz OMSVacina de Oxford para covid-19 é segura e induz resposta imune, dizem cientistasVacina da Universidade de Oxford pode ter registro aprovado em junho de 2021COVID-19: Bolsonaro libera verba para a compra de 100 milhões de vacinasBolsonaro diz que Brasil usará vacina de Oxford e não 'daquele outro país'O primeiros grupos que receberão a vacina serão idosos, profissionais da saúde que atuam na linha de frente e pessoas com comorbidades. De acordo com o secretário, o Ministério da Saúde já trabalha para desenvolver uma estratégia de aplicação das vacinas de modo a evitar pânico e tumulto por parte da população.
O secretário ainda ressaltou que o Brasil poderá produzir a vacina em território nacional, no laboratório de Bio Manguinhos, da Fiocruz. A possibilidade surgiu a partir de um acordo entre o governo brasileiro e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com a Universidade de Oxford e a AstraZeneca – laboratório responsável pelo desenvolvimento da vacina.