O governo do Paraná assinou nesta quarta-feira, 12, um acordo de cooperação técnica com a Rússia para a testagem e eventual produção de uma vacina contra a COVID-19. Os detalhes do contrato são anunciados nesta tarde pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).
Segundo o governo, se trata de um acordo de cooperação e transferência de tecnologia. Não existe, por enquanto, expectativa ou prazos estabelecidos para o início dos testes. Todo o processo será acompanhado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Comitê de Ética em Pesquisas, vinculados ao Ministério da Saúde.
Leia Mais
Embaixada da Rússia diz negociar acordo sobre vacina com governo da BahiaVírus sem controle torna País atrativo para testar vacinaVacina desenvolvida por americanos apresenta resultados 'robustos' em fases 1 e 2COVID-19: universidades criam testes rápidos a custo de R$ 5Com aprovação da Unicamp, empresa produz saco de lixo que elimina coronavírusA formalização do Memorando de Entendimento sobre o desenvolvimento, testes e produção da vacina contra a COVID-19 também foi confirmada pela Embaixada da Rússia no Brasil.
Após uma série de reuniões em Brasília, os termos do contrato foram definidos na tarde desta quarta-feira, no Palácio Iguaçu, sede do Poder Executivo estadual. Estiveram reunidos o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), o embaixador russo no Brasil, Sergey Akopov, e representantes do Fundo Soberano Russo, da Casa Civil do Paraná e do Tecpar.