Como parte dos protocolos para a retomada das aulas presenciais dos alunos da rede pública, o governo do Amazonas distribuiu máscaras para evitar o contágio entre os estudantes. O que não se esperava é que o item de proteção virasse meme na internet por proteger o rosto "até demais".
Os alunos publicaram as fotos usando as "máscaras gigantes" nas redes sociais e o assunto rapidamente dominou a discussão no Twitter. "O governo do Amazonas levou a sério isso de cobrir tudo", disse um internauta.
Muitos relembraram, também, as famosas "mochilas gigantes de Jequié", que também viralizaram na internet após serem de tamanho completamente desproporcional à estatura dos alunos.
Em nota, a Secretaria de Estado do Amazonas informou que "adquiriu 1 milhão de máscaras nos tamanhos P, M e G", que "podem ser trocadas a partir da próxima segunda-feira" caso não estejam do tamanho correto. Completou ainda que as máscaras azuis são para servidores e estudantes do Ensino Médio, com tamanho M e G, e que as verdes, de tamanho P, serão distribuídas para os alunos do Ensino Fundamental a partir de 24 de agosto.
Críticas
Além das piadas, as máscaras também motivaram sérias discussões sobre as dificuldades de seguir medidas de segurança na volta às aulas. Alunos aproveitaram a oportunidade para denunciar problemas no cumprimento dos protocolos.
O Governo do Amazonas garantiu que está havendo aferição de temperatura, higienização dos sapatos e das mãos , além de distancamento entre as carteiras. Na terça (11), alunos protestaram contra o retorno das aulas em frente à sede do governo estadual, em Manaus.