O homem suspeito de estuprar e engravidar uma menina de 10 anos no Espírito Santo foi preso na madrugada desta terça-feira. A informação foi divulgada no Twitter pelo governador do estado, Renato Casagrande (PSB).
“A nossa polícia efetuou nesta madrugada a prisão do estuprador da menina violentada no no interior do ES. Que sirva de lição para quem insiste em praticar um crime brutal, cruel e inaceitável dessa natureza. Detalhes da operação serão repassada pela equipe segurança ainda hoje”, informou o governador.
A nossa polícia efetuou nesta madrugada a prisão do estuprador da menina violentadano no interior do ES. Que sirva de lição para quem insiste em praticar um crime brutal, cruel e inaceitável dessa natureza. Detalhes da operação serão repassada pela equipe segurança ainda hoje.
%u2014 Renato Casagrande (@Casagrande_ES) August 18, 2020
O novo mandado de prisão, por estupro de vulnerável, foi expedido pela 3ª Vara Criminal de São Mateus, do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES), na quarta-feira passada, dia 12.
Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo mostra que casos como o da menina de 10 anos se repetem pelo Brasil. Dos 1.024 abortos permitidos por razões médicas entre janeiro e junho deste ano, 35 foram de meninas de até 14 anos, conforme a plataforma DataSus, do Ministério da Saúde. Em 2019, o total foi de 72 - média de uma a cada cinco dias.
Menina passa bem após aborto legal
Protestos
Um grupo de religiosos está em protesto no hospital onde a menina grávida de 10 anos realizará o aborto, aprovado em decisão judicial, visto que se trata de um estupro. Eles gritam %u201CGlobo Lixo%u201D e %u201CAssassino%u201D diante do médico que fará o procedimento. pic.twitter.com/WV8eblQIUv
%u2014 Padre Miguel News (@PadreMiguelNews) August 16, 2020
É isso que está acontecendo: gente tentando invadir hospital onde está a criança vítima de estupro. Não pode ser. pic.twitter.com/U6QBgsCtbX
%u2014 Carolina Trevisan (@carolinatre) August 16, 2020
À noite, já com boatos de que a gestação havia sido interrompida com segurança para a menina, um movimento de apoio e suporte às mulheres também se mobilizou na frente do Cisam. O vídeo mostra mulheres repetindo juntas, em voz alta, um discurso proferido por uma delas.
Movimento de mulheres se mobiliza em Recife %uD83D%uDC47%uD83D%uDC47%uD83D%uDC47 pic.twitter.com/KwKrm6a6PA
%u2014 rafaela marques %u3030%uFE0F (@rafalelamarques) August 16, 2020
Justiça
Ajuda
Os youtubers Felipe Neto e Whindersson Nunes usaram as redes sociais para oferecer ajuda para a menina. Mostrando indignação, o empresário Felipe Neto disse que ficou perturbado com a notícia e que gostaria de ajudar a vítima pagando seus estudos até a maioridade. Whindersson Nunes, que sempre fala sobre problemas com a depressão, que já teve na vida, ofereceu apoio psicológico. “Alguém da família, por favor, entre em contato pelo e-mail da minha bio (link na descrição da biografia). Eu me disponho a arcar com todos os custos de educação dela até o fim da faculdade. Num mundo de injustiças e desigualdades, que ela possa receber a melhor arma possível", declarou Felipe Neto em uma rede social.
Religiosos
Dom Ricardo Hoepers questiona: %u201CPor que não foi permitido esse bebê viver?%u201D https://t.co/eIr1ha5LCn
%u2014 CNBB Nacional (@CNBBNacional) August 17, 2020