Pela sexta vez em razão da pandemia de COVID-19, está cancelada a retomada do atendimento presencial nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Brasil. A reabertura, que seria na próxima segunda-feira (24), foi suspensa. Uma nova data deve ser divulgada e, segundo o INSS, a probablidade é de que o retorno aconteça na primeira quinzena de setembro.
Segundo o presidente da autarquia, Leonardo Rolim, os servidores do instituto se posicionaram contra a volta ao trabalho presencial neste momento.
O único serviço não disponível pelos meios eletrônicos é a perícia, que só voltará ao normal quando as agências reabrirem as portas.
Por isso, quem tinha perícia médica marcada para os próximos dias precisa fazer um pedido de antecipação do auxílio-doença, enviando atestado médico pela central de serviços Meu INSS.
N0o dia 22 de junho, novamente foi suspensa a retomada e marcada nova data: 13 de julho, que não se confirmou.
Depois, foram estipuladas as datas de 3 e agora, 24 de agosto, que também não foram cumpridas.
Como acessar o Meu INSS
Através do canal Meu INSS, o segurado também consegue dar entrada em benefícios como aposentadoria, pensão por morte e salário-maternidade, entre outros, além de desbloquear o crédito consignado, baixar o extrato de contribuição (CNIS) e atualizar dados cadastrais.
O acesso ao Meu INSS é por meio do site meu.inss.gov.br. O aplicativo também está disponível para download em celulares com sistema Android.
No caso de não haver cadastro prévio, é necessário informar nome e CPF, além de endereço de e-mail e número de telefone.
Durante a inscrição, a pessoa deve confirmar nome da mãe, dia e mês de nascimento. O cadastramento depende ainda da confirmação de informações trabalhistas e previdenciárias.