A entidade responsável pela administração do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), foi alvo do Ministério Público de Goiás nesta sexta-feira (21). A operação Vendilhões apura crimes de apropriação indébita, lavagem de dinheiro, falsificação de documentos, sonegação fiscal e associação criminosa.
São 16 mandados de busca e apreensão para apurar irregularidades na Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), incluindo em imóveis luxuosos ligados ao fundador e presidente da entidade, padre Robson de Oliveira.
Ele também é o reitor da Basílica, considerada uma das mais importantes do Brasil. O MP-GO chegou a pedir a prisão dele, mas teve o pedido negado pela Justiça.
Segundo o MP, o padre usava recursos da Afipe para fazer negócios sem vínculo religioso, como compra de imóveis, fazendas e gado. A operação é um desdobramento de outra investigação envolvendo o padre Robson.
Leia Mais
MP pede prisão de Padre Robson por suspeita de irregularidades; Justiça negaApós repercussão, padre justifica críticas a Bolsonaro: 'Não sou eu que não gosto. O mundo não gosta'Padre usa avião para espalhar água benta contra o coronavírus no interior de SPJustiça libera R$ 2,9 milhões nas contas da Associação Filhos do Pai EternoUm hacker, que ameaçou revelar um suposto caso amoroso do religioso, chegou a ser preso e condenado por extorquir R$ 2 milhões do padre.
O Correio entrou em contato com a Afipe, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
TV Pai Eterno
Em junho, a emissora de tevê ligada ao santuário, a TV Pai Eterno, se envolveu em outra polêmica ao ser citada em uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro.
Meios de comunicação católicos pediram ajuda ao governo em forma de verbas publicitárias em troca de "mídia positiva".
Na ocasião, o missionário redentorista Welinton Silva disse que a TV Pai Eterno passava por "dificuldades" de arrecadação, e comentou que o segmento católico de comunicação estava "esquecido".
Dias depois, e com a repercussão negativa do episódio, a TV Pai Eterno se manifestou desautorizando o padre, que, segundo a emissora, não recebeu um convite formal do Planalto para participar da conferência on-line.
Santuário Basílica do Divino Pai Eterno
O santuário rendeu a Trindade o título de "capital da fé" em Goiás. Os peregrinos costumam visitar o local durante todo o ano para pedir graças e agradecer pelas bênçãos recebidas. De pequenas celebrações, surgiram peregrinações maiores e mais organizadas.
A Afipe é a responsável pela organização da Romaria do Divino Pai Eterno. Atualmente, a festa é considerada a segunda maior celebração religiosa do Brasil. Em 2019, bateu recorde de público: foram 3,2 milhões de fiéis ao longo da festividade.