(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RACISMO INSTITUCIONAL

Número de mortes pela COVID-19 da população negra é seis vezes maior do que o de brancos

O estudo do Boston Consulting Group (BCG) também revela que a alta exposição ao vírus é um dos principais motivos e está relacionado às questões sociais


27/08/2020 19:16 - atualizado 27/08/2020 19:50

Apesar da população norte-americana ser de 14% negros, eles representam 32% das mortes pelo coronavírus(foto: Leandro Couri/EM/DA PRESS)
Apesar da população norte-americana ser de 14% negros, eles representam 32% das mortes pelo coronavírus (foto: Leandro Couri/EM/DA PRESS)
O número de mortes pelo novo coronavírus da população negra é seis vezes maior do que o dos brancos, segundo um estudo do Boston Consulting Group (BCG). O grupo observou dados de órgãos governamentais dos Estados Unidos, mas a realidade também é aplicada em Minas Gerais.

De acordo com a definição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população negra é composta por pretos e pardos. E são essas as pessoas que mais sofrem com a COVID-19, segundo o BCG. Os negros representam 32% das mortes pelo vírus, apesar de corresponderem a apenas 14% da população norte-americana.

A análise do grupo revela ainda que quatro fatores influenciam as disparidades raciais relacionadas ao coronavírus. Maior risco de exposição, menos acesso a testes, condições de saúde e idade, e a falta de acesso a cuidados de saúde de qualidade. 

E esta é também a realidade em Minas Gerais. No boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira, 27, pela Secretaria de Estado de Saúde, dos mais de 5 mil óbitos confirmados, mais da metade são de pessoas negras (pretos e pardos). 

Segundo Thalita Rodrigues, coordenadora da Comissão de Psicologia e Relações Étnico-Raciais do Conselho Regional de Psicologia (CRP), isso acontece devido ao racismo institucional. “Os negros são a maior parte da população, que também é a maioria pobre. São as pessoas que têm menos acesso a empregos que permitam home office, portanto estão mais expostas nos transportes públicos. Eles continuam com o trabalho básico de limpeza, segurança pública e até mesmo na área da saúde, como de enfermagem”, explica.

Ela também conta que, além do fato de estarem mais expostos, a população negra também é a que menos têm acesso a uma saúde de qualidade. “Os negros são os que têm menos acesso aos planos de saúde e o que temos visto é que o pronto atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) está sobrecarregado com muita demanda. Portanto, o tratamento recebido acaba sendo afetado pelo racismo estrutural”, completa.
 
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie. 
 

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)