Jornal Estado de Minas

APAGÃO

Isolada por apagão, população do Amapá está sem celular, TV e internet

Sem celulares, internet, aparelhos de telefone e televisão, moradores do Amapá estão incomunicáveis. O estado enfrenta o quarto dia de apagão em 13 dos 16 municípios. Cerca de 90% da população está há mais de 60 horas sem energia elétrica.



Informações são de que a água potável já acabou na maioria das cidades e pessoas fazem filas para comprar mantimentos e para carrregar celulares em locais com gerador de energia. Nas redes sociais, familiares de moradores de Macapá, capital do estado, revelam preocupação com a falta de comunicação.
 
O relato de Lana Patrícia Rodrigues, recepcionista do Amapá Hotel, dá uma ideia do caos que Macapá enfrenta com a falta de energia, que se reflete em apagão também nos meios de comunicação. 
 
Em conversa com o Estado de Minas, ela conta que os hotéis que têm geradores estão superlotados, não só de hóspedes, mas de pessoas em busca de tomadas para carregar celulares e até mesmo de água. 





"Nosso hotel decidiu priorizar a hospedagem de moradores. Não está recebendo pessoas de fora. Estamos com quase 100% de ocupação", informa Lana.

Ela conta que, sem energia em casa, foi obrigada a levar para o trabalho o filho de 1 ano e 4 meses. "Muitos alimentos se perderam com a falta de energia."

Segundo a recepcionista, nas ruas o que se vê são filas enormes em locais com gerador. Também nos postos de gasolina, motoristas formam filas imensas à espera de uma possibilidade de abastecer o carro. "À noite, são poucos locais com luz. Está tudo na penumbra e fica perigoso", conta Lana. 
 
Na quinta-feira (5) o prefeito de Macapá Clécio Luís (sem partido) decretou estado de calamidade pública na capital por 30 dias. 

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que trabalha para restabelecer toda a energia no estado em até 10 dias. Foram lançados três planos para a recuperar o fornecimento de energia.




 

#SOSAmapá 

 
Nas redes sociais, diversos internautas se juntaram para falar sobre o assunto. Compartilhando a apreensão dos famíliares e pedindo uma atitude do governo, a hashtag #SOSAmapá ficou entre os assuntos mais falados no Twitter.
 
“Estou há três dias sem notícia da minha família em Macapá, sem saber se eles estão se alimentando bem, se tem água para eles”, conta um internauta. “Se eu não receber notícias da minha mãe ainda hoje sou capaz de comprar uma passagem ainda hoje mesmo”, contou outro. 
 

Entenda

Na noite de terça-feira (3) um incêndio em uma subestação de energia localizada na Zona Norte da capital Macapá provocou um apagão. Treze dos 16 municípios do estado foram afetados.


Veja os relatos:

 
*Estagiária sob supervisão 

audima