O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), afirmou que o presidente Jair Bolsonaro vai assinar às 10 horas desta quarta-feira, 16, uma medida provisória para compra de vacinas contra a covid-19. O chefe do Planalto havia anunciado que assinaria a MP nesta terça-feira, 15.
A medida deve abrir um crédito extraordinário de R$ 20 bilhões no Orçamento deste ano para a compra de doses capazes de imunizar a população contra o novo coronavírus. De acordo com o senador, o governo vai garantir a compra de vacinas para acesso gratuito a toda a população.
Leia Mais
Maia afirma que MP da vacina será votada sem termo de consentimentoBrasil volta a registrar mais de 900 mortes por covid-19 em um diaCOVID-19: Brasil fica para trás na 'corrida por vacina'PF deve publicar edital do 2º maior concurso da história da corporaçãoEm carta ao STF, Abrasco chama plano de vacinação do governo de 'equivocado'COVID-19: 5 sinais de que vacinas já são 'obrigatórias' no BrasilVacinação começa em até cinco dias após aval da Anvisa, diz PazuelloNa segunda-feira, 14, ao falar sobre a medida, Bolsonaro minimizou os impactos da vacinação. "Não é obrigatória. Vocês vão ter que assinar o termo de responsabilidade, se quiserem tomar", declarou o presidente a apoiadores.
Nesta terça-feira, 15, o Senado aprovou dois projetos de lei para instituir a carteira de vacinação digital e criar um rastreamento de imunização no Sistema Único de Saúde (SUS). A medida possibilita que, em uma campanha de imunização contra o novo coronavírus, as informações de todas as vacinas tomadas por uma pessoa seriam registradas e disponibilizadas para consulta em uma plataforma digital.