A Justiça do Rio determinou, nesta quarta-feira (16/12), que a cidade de Búzios, na Região dos Lagos, retorne para a Bandeira Vermelha, que significa risco 3 de combate à pandemia da COVID-19. Com a determinação, os turistas que estão hospedados na cidade serão obrigados a deixar as pousadas, hotéis e casas e apartamentos de aluguel para temporada do município em até 72 horas.
As cidades que se encontram na bandeira vermelha estão com o risco muito elevado de colapso da rede de saúde e a necessidade de isolamento social completo. A determinação da Justiça, da 2ª Vara de Búzios, vale a partir de hoje, quinta-feira (17/12), e proíbe ainda que hotéis ou espaços promovam aluguel para temporada ou recebam novos hóspedes. O pedido partiu da Defensoria Pública, e ainda cabe recurso.
Além da parada de todo o setor turístico, a decisão faz com que a prefeitura volte com todas as medidas de flexibilização adotadas até então. A Prefeitura de Búzios disse que irá cumprir a determinação, enquanto o departamento jurídico analisa eventual recurso.
Casos de COVID-19 na cidade
A determinação da Justiça se deu por causa de um levantamento que revela o avanço alarmante no número da COVID-19 em Búzios nos últimos meses. Segundo o último boletim epidemiológico municipal, divulgado na quarta-feira (16/12), desde o início da pandemia, Búzios contabiliza 2.423 casos de COVID-19, com 25 mortes causadas pela doença.