Jornal Estado de Minas

LIBEROU DE NOVO

Presidente do TJRJ derruba liminar que decretava lockdown em Búzios

 

PO presidente do Tribunal de Justiça do Rio, Cláudio de Mello Tavares, derrubou na tarde desta sexta-feira (18/12), a liminar que obrigava o lockdown em Búzios, na Região dos Lagos. Ele acatou pedidos da Procuradoria do município e da Associação dos Empreendedores da cidade alegando "interesse público e a grave lesão à ordem e à economia públicas".



Na quarta-feira (16/12), o juiz Raphael Baddini de Queiroz Campos, da 2ª Vara da comarca local, proibira a entrada de turistas na cidade, o acesso às praias e a circulação de táxis, carros de aplicativo e ônibus intermunicipais.

Ele ainda determinara que turistas teriam 72 horas para deixar o local. O motivo é o avanço da pandemia de COVID-19.

Nesta sexta, contudo, o desembargador Cláudio de Mello Tavares derrubou a medida.


Preocupação com a economia


Em sua decisão, o magistrado considera que a liminar da primeira instância "afeta o plano de retomada da economia local, e, como corolário, as previsões de retomada da economia buziana, voltada para o turismo, dificultando a realização dos compromissos orçamentários e financeiros, causando prejuízos consideráveis a toda sociedade local, dado que a intervenção aumenta drasticamente as medidas restritivas".

Ele acrescentou que "em virtude da supressão dessa receita, seria necessário o contingenciamento de recursos de outras áreas, com o potencial desequilíbrio das finanças municipais".





audima