Uma foto em que a jornalista Maria Júlia Coutinho passeia em uma praia sem usar máscara foi compartilhada milhares de vezes em redes sociais ao menos desde o final de 2020. “‘Fique em casa’, ‘use máscara’, ‘isolamento social’, né Maju?”, questionaram usuários, criticando a apresentadora da Rede Globo por aparentemente não estar cumprindo as medidas de prevenção contra o novo coronavírus. A imagem viralizada é, contudo, de maio de 2019, meses antes da detecção da doença.
Leia Mais
Alerta da OMS sobre testes da COVID não é 'admissão' de falta de eficáciaA eficácia da ivermectina contra a COVID-19 ainda está em estudoA foto de Cristina Kirchner recebendo vacina sem máscara é da campanha de gripe de 2013Na imagem, a jornalista - que frequentemente defende as medidas de isolamento para conter a pandemia de covid-19 -, caminha na orla de uma praia ao lado de seu marido, Agostinho Paulo Moura, e de outras pessoas. Nenhuma delas usa máscara.
Uma busca por palavras-chave no Google demonstra, contudo, que a foto é anterior à detecção do novo coronavírus e, portanto, ao início da recomendação do uso de máscaras e do distanciamento social em todo o mundo.
A pesquisa pelos termos “Maju %2b marido %2b praia” leva a uma reportagem publicada em 26 de maio de 2019 pela revista Quem, intitulada: “Maju Coutinho caminha com marido por orla do Leblon”. A matéria é ilustrada por diversas imagens, inclusive a agora viralizada.
No texto, as fotos são creditadas ao fotógrafo JC Pereira da agência AgNews. De fato, a agência publicou uma imagem deste mesmo passeio em sua conta no Instagram, também em 26 de maio de 2019.
As primeiras notícias sobre a detecção do novo coronavírus na China surgiram, por sua vez, apenas em dezembro do mesmo ano. Já o primeiro caso no Brasil foi confirmado em 26 de fevereiro de 2020, oito meses após o passeio de Maju Coutinho em uma praia.
No Rio de Janeiro, onde foram feitas as fotos da jornalista, o uso de máscaras em ambientes públicos passou a ser obrigatório em junho de 2020. Em nível nacional, a determinação ocorreu um mês depois.
O conteúdo circula no momento em que um aumento no número de casos tem forçado governos, no Brasil e no mundo, a endurecer as medidas de restrição para conter a propagação da doença.
Esta alegação também foi checada pelos sites Estadão Verifica, Fato ou Fake e Agência Lupa.
Em resumo, é falso que a imagem compartilhada nas redes mostre a jornalista Maju Coutinho passeando na praia sem máscara durante a pandemia de covid-19. A foto foi feita em maio de 2019, meses antes da detecção da doença.