O anúncio dos índices de eficácia da CoronaVac, nesta quinta-feira (07/07), em reunião no Instituto Butantan, em São Paulo, foi marcado por euforia, aplausos e emoção. Vídeo divulgado pela entidade mostra integrantes do corpo técnico do Butantan comemorando efusivamente os resultados dos testes do imunizante, que tem 100% de eficácia em casos graves do novo coronavírus, além de 78% em quadros leves.
Leia Mais
Jornalista revela choro de Kalil ao 'fechar' BH: 'Estou destruído'SP tem vacina pronta para iniciar imediatamente imunização de milhões, diz DoriaButantan analisa intervalos e número de doses a serem aplicadas em idososPazuello reclama da imprensa: 'Estamos sendo chamados de fracassados'Lewandowski intima Pazuello a informar estoque de seringas e agulhasO presidente do Butantan, Dimas Covas, comemorou os resultados, mas ressaltou o trabalho necessário para o transporte e aplicação das doses. “(É) uma vacina que vai ajudar a sobreviver, neste primeiro momento, a esta terrível pandemia. E quem sabe, em um segundo momento, ajudar a nos livrarmos desta situação difícil em definitivo”.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda percentual mínimo de 50% de eficácia para que um imunizante seja registrado.
Desafio é obter aval emergencial
O governador paulista, João Doria (PSDB), afirmou que os trâmites para o uso emergencial do composto se iniciou nesta quinta-feira. Ele disse que o estado formalizou o pedido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
De acordo com Doria, está mantida a previsão de iniciar a vacinação em solo paulista no dia 25 deste mês. Para o governador, "o objetivo é fornecer a vacina para todo o Brasil por meio do Ministério da Saúde".