Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello afirmou nesta quarta-feira (13/01) que a vacinação da COVID-19 começará no Brasil ainda neste mês, janeiro de 2021. Pazuello também disse que os primeiros imunizantes serão fornecidos pela Índia.
“Vamos vacinar em janeiro (...) Hoje decola o avião para buscar os dois milhões de doses na Índia”, disse, em pronunciamento na cidade de Manaus, capital do Amazonas.
O fabricante responsável pela vacina citada por Pazuello é a Serum Institute of India, vinculada ao grupo farmacêutico AstraZeneca para produção da vacina da Universidade de Oxford, na Inglaterra. O ministro disse que o Brasil tem condições de iniciar o processo de imunização após aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre qualquer imunizante.
“Nós temos duas vacinas para janeiro muito promissoras. São oito milhões de doses já em janeiro. Quando a Anvisa concluir suas análise, três, quatro dias depois, estaremos distribuindo a vacina”, afirmou o ministro.
Nessa terça-feira (12/01), a Anvisa divulgou que se reunirá no domingo (17/01) pela autorização do uso emergencial das vacinas que estão sob análise do órgão. O último dia de avaliação dos pedidos de análise dos imunizantes é na próxima segunda-feira (18/01).
Segundo dados do Ministério da Saúde, divulgados nessa terça, 8.195.637 pessoas contraíram a COVID-19 no Brasil. Dessas, 204.690 morreram e 7.273.707 se recuperaram da doença.