O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou uma nota na qual, além de se manifestar favorável à vacinação contra o COVID-19, "clama às autoridades a adoção de uma ampla campanha de vacinação", que permitirá ao país "lograr êxito em sua cruzada" contra a pandemia.
Leia Mais
Bolsonaro sobre falta de oxigênio em Manaus: 'Fizemos a nossa parte'Covid em Manaus: sem oxigênio, pacientes dependem de ventilação manual para sobreviver em ManausEscritor de Manaus, Milton Hatoum critica governo: "vão ficar impunes?"COVID-19: médicos de MG assinam manifesto contra uso de cloroquina"A imunização de grande parcela da população é fundamental para que haja redução significativa da circulação do vírus e, consequentemente, da transmissão. Assim, espera-se controlar o avanço da pandemia e permitir a retomada plena das atividades econômicas e das relações em sociedade, tão logo grande parte da população esteja vacinada", complementa do conselho.
O CFM ressaltou ser necessário respeitar as decisões tomadas pela Anvisa no que se refere à aprovação emergencial ou definitiva das vacinas, e com relação à transparência nos processos decisórios, bem como de monitoramento e fiscalização no período pós-vacinação. Pede, ainda, a valorização do Programa Nacional de Imunização.