O município do Rio de Janeiro começou a vacinação contra a COVID-19 em idosos com idade acima de 99 anos nesta segunda-feira (1º/2). A imunização está sendo feita em 236 clínicas da família e centros municipais de saúde, além de postos no sistema drive-thru.
Leia Mais
Covax entregará doses de AstraZeneca à América Latina e Caribe em fevereiroPrefeitura do Rio desiste da construção do autódromo de DeodoroMutação do coronavírus gera novo alerta para barrar disseminação no BrasilFamília pede ajuda para salvar criança com doença rara, no RSCOVID-19: Casos globais diminuíram pela 3ª semana seguida, segundo OMSCOVID-19: Percentual de mortos sem fator de risco cresce no AmazonasO idoso que for se vacinar precisa levar o documento de identidade e, se possível, a caderneta de vacinação.
Sistema de drive-thru
Entre os postos de drive-thru, o maior, com capacidade para imunizar mais de 1 mil pessoas por dia, foi instalado na Universidade de Estado de Saúde, no Bairro do Maracanã, Zona Norte da cidade. Nesse posto, as vacinas serão aplicadas das 9h às 15h, de segunda a sexta.
Nos outros postos drive-thru, o funcionamento será aos sábados, das 8h às 12h, nas policlínicas Lincoln de Freitas Filho, em Santa Cruz, e Guilherme Manoel da Silveira em Bangu; no Centro Municipal de Saúde Belizário Penna, em Campo Grande; e no Parque Olímpico, na Zona Oeste.
Há drive-thru ainda no Sambódromo, Centro do Rio, na Cidade Universitária e no câmpus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em Botafogo, na Zona Sul; no Parque Madureira e no Estádio do Engenhão, na Norte.
Vacinação simbólica
O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, participaram no domingo (31) da cerimônia que marcou o início da vacinação de idosos com mais de 80 anos no Rio de Janeiro contra a COVID-19.
O compositor, cantor, pesquisador de MPB, artista plástico e, baluarte e presidente de honra da Estação Primeira de Mangueira, Nélson Sargento, de 96 anos, o intérprete do Seu Peru, da Escolinha do Professor Raimundo, Orlando Drummond, de 101, e mais três idosos foram vacinados no Palácio da Cidade, em Botafogo.
Para o prefeito Eduardo Paes, o início da vacinação ocorreu exatamente por aqueles que têm que ser priorizados, que são os idosos: “É emocionante ver o Nélson Sargento e saber que ele vai poder continuar vivendo e cantando a sua poesia; é emocionante ver o seu Peru, personagem marcante do ator Orlando Drummond, que encheu de alegria nossas vidas na televisão e no rádio; é uma alegria ver pessoas anônimas que, para suas famílias, seus entes queridos, são tão importantes".
Paes acrescentou que a intenção da prefeitura é estender a vacinação a pessoas até 60 anos, o que vai depender do fluxo de recebimento das doses: “Nosso sonho é que ao longo de dois meses, isso vai depender da chegada da vacina, a gente possa vacinar todas as pessoas acima de 60 anos, que é a população mais vulnerável”.