Um veleiro carregado de cocaína foi interceptado neste domingo (14/2), por uma ação conjunta da Marinha e da Polícia Federal. A interceptação ocorreu a cerca de 270 quilômetros da costa de Recife (PE).
Leia Mais
Parceria internacional intercepta barco carregado de cocaína em RecifeReceita acha 853 kg de cocaína em carga de proteína de soja no Porto de SantosFiscais apreendem 670 kg de cocaína em carga de goiabada com destino à BélgicaPor meio de nota, o Ministério da Defesa afirmou que se trata de uma operação inédita, por envolver coordenação internacional, com apoio do Centro de Análise e Operações Marítimas - Narcótico (MAOC-N), sediado em Lisboa/Portugal, a Drug Enforcement Administration (DEA/EUA) e a National Crime Agency (NCA/Reino Unido).
O cruzamento de informações, afirma a Defesa, permitiu "a identificação de grande quantidade de entorpecente em um veleiro catamarã que teria partido do Brasil com destino a Europa". O ministério foi questionado pela reportagem sobre a quantidade de cocaína apreendida, mas não se posicionou a respeito.
Cinco tripulantes brasileiros foram presos e conduzidos para a Superintendência da Polícia Federal no Estado de Pernambuco. "Trata-se de operação de cooperação internacional, inédita na história do Brasil, com a utilização pela Marinha do Brasil de um Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) para ação conjunta com a Polícia Federal na interceptação de embarcações utilizadas para o narcotráfico", informou a Defesa.