A cidade de Rio Bananal, no interior do Espírito Santo (ES), perdeu nesta quinta-feira (18/2) todo o lote de vacinas contra a COVID-19 que havia recebido. De acordo com a Secretaria de Comunicação da cidade, a energia do local de armazenamento dos imunizantes foi desligada por vândalos. Exames e kits de testes também foram perdidos.
Os funcionários que chegaram para trabalhar na manhã desta quinta se depararam com o prédio sem energia. Em função do carnaval, o município já estava em ponto facultativo desde segunda-feira (15/2). As atividades só foram retomadas nesta manhã.
Assim que entraram no prédio, os funcionários foram checar a temperatura das câmaras frias onde ficam armazenadas as doses e constataram que os refrigeradores estavam com 23 graus, temperatura muito acima do ideal para conservação das vacinas e medicamentos.
Segundo informações da prefeitura, as baterias dos refrigeradores da unidade seriam suficientes para conservar a vacina por até 48 horas. Entretanto, pela temperatura que as câmaras estavam ligadas na manhã desta quinta (18), a coordenadora de Imunização, Márcia Venturim, afirma que a energia pode ter sido desligada ainda no fim de semana ou durante o período de ponto facultativo da cidade.
O município perdeu 133 doses da Coronavac, exames de teste do pezinho, 53 kits de testes da COVID-19 e medicamentos de alto custo, que estavam armazenados no local. A cidade começaria a aplicar a segunda dose da vacina nos profissionais de saúde nesta quinta (18/2).
.
* Estagiaria sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
- Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
- Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
Coronavac: entenda a eficácia da vacina do Instituto Butantan/SinovacVeja onde estão concentrados os casos em BH
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial