Policiais da 38ª Delegacia de Polícia do Distrito Federal prenderam, neste sábado (20/03), um homem de 52 anos, que mantinha a tia, uma idosa de 77 anos, em cárcere privado. Perguntado sobre o porquê de manter a senhora trancada, ele alegou que era 'para evitar que ela saia sem máscara' e 'seja contaminada pelo coronavírus'.
A polícia teve conhecimento da situação após receber uma denúncia anônima de que a senhora estaria sofrendo maus tratos e sendo mantida presa por um homem que vivia com ela. “Ela disse que ficava trancada sempre que o autor saía de casa”, disse o delegado-chefe da 38ª DP, João Ataliba Neto.
Na ocasião, a mulher afirmou não possuir as chaves de casa e que o autor do crime tinha ido à academia. Segundo os policiais, a idosa passava bem, aparentava estar em boas condições de saúde e também afirmou ter sido vacinada contra a COVID-19.
Os parentes da vítima contaram à polícia que o homem sempre deixou a senhora trancada em casa, que ele não trabalhava e vivia com o dinheiro dela. Ela era isolada dos outros familiares e só podia entrar em contato por meio de um telefone fixo, pois o sobrinho também tinha proibido o uso do celular.
O homem foi preso em flagrante pelo crime de cárcere privado em situação de violência doméstica e familiar. A pena varia de 2 a 5 anos de prisão. A ação fez parte da operação Alten, que significa idosa em alemão.