Dois homens armados com metralhadoras renderam funcionários de um posto de saúde em Natal, no Rio Grande do Norte (RN), e roubaram vacinas contra a COVID-19. O crime ocorreu na manhã desta segunda-feira (22/3). Ladrões levaram cerca de 20 doses.
Leia Mais
Governo de SP anuncia hospital exclusivo para covid e mobilização por oxigênioCOVID: governo Bolsonaro determina uso de todas as vacinas na 1ª doseAmazonas recebe 18 pacientes com covid-19 do Acre e de RondôniaMissão Covid faz 93 mil atendimentosEstado do Rio de registra 114 mortes e 2.763 novos casos de covid-19 em 24 horasCOVID-19: Estudo avalia condições de trabalho dos profissionais de saúde Com estoque de insumos no fim, entidade pede suspensão de cirurgia eletiva DF tem corpos no chão de hospitais e 400 pessoas à espera de leitos de UTISegundo a Polícia Militar (PM) da cidade, a ação ocorreu por volta das 11h.
Os criminosos foram ao posto, renderam os funcionários, pegaram uma caixa térmica e questionaram onde estavam as doses da vacina contra a COVID-19.
Um funcionário foi agredido pelos criminosos e teve o celular roubado. Em seguida, a dupla fugiu. No início da tarde, dois suspeitos foram presos depois de serem flagrados por câmeras de seguranças de hotéis da região. Um carro Cerato foi apreendido.
Entretanto, a polícia não conseguiu recuperar as doses da vacina roubadas até a publicação desta matéria.
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
- Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
- Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
Coronavac: entenda a eficácia da vacina do Instituto Butantan/SinovacVeja onde estão concentrados os casos em BH
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial