O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou na manhã desta sexta-feira (26/03) a nova vacina produzida pelo Instituto Butantan contra a COVID-19. Batizada de Butanvac, o imunizante foi totalmente desenvolvido no Brasil. Segundo Doria, a vacina é 100% nacional e integralmente desenvolvida e produzida pelo Butantan. O imunizante terá o pedido para fase de testes clínicos protocolado nesta tarde junto à Agência Nacional de Vigilância (Anvisa). Segundo o governador, os resultados dos testes pré-clínicos se mostraram "extremamente promissores" e, caso haja a liberação da reguladora, os testes clínicos poderão começar a partir de abril.
Leia Mais
Xuxa publica vídeo pedindo o 'cancelamento' da COVID-19: 'Fique em casa'Vítima reage a assalto e mata suspeito; veja o vídeoManifestantes prestam continência a caixa de cloroquina; imagem viralizaButanVac: vacina 100% brasileira utiliza ovos durante produção; entendaConforme afirmou, o instituto planeja produzir 40 milhões de vacinas a partir de maio, assim que for encerrada a campanha de imunização contra a gripe, uma vez que a capacidade de produção do Instituto é de 100 milhões ao ano.
De acordo com Covas, o Butantan será o principal produtor das vacinas em consórcio internacional que conta com a participação da Tailândia e Vietnã. Segundo o diretor do instituto, pelo baixo custo de produção, o interesse é fornecer a vacina para países de baixa e média renda a fim de diminuir a contaminação global.