A razão de os especialistas acreditarem que ela pode ser mais efetiva é que ela utiliza dois métodos em um: vírus inativado e vetor viral.
Seis passos para entender
A Butanvac é um híbrido entre vacina recombinante e inativada
%u2014 Leandro Lobo (@Lobo_Lele) March 26, 2021
Os cientistas colocaram o gene da proteína S (spike) do coronavírus em um vetor viral, que é como um cavalo de Tróia p transportar esse gene. O vetor é o Newcastle disease vírus (NDV)
Mas pq eles fizeram isso? %uD83D%uDC47
Confira abaixo o texto de Leandro, que também trabalha com divulgação científica e é editor da revista Ciência Hoje:
- A Butanvac é um híbrido entre vacina recombinante e inativada. Os cientistas colocaram o gene da proteína S (spike) do coronavírus em um vetor viral, que é como um cavalo de Tróia para transportar esse gene. O vetor é o Newcastle Disease Vírus (NDV). Mas porque eles fizeram isso?
- O NDV é da família Paramyxoviridae, que tem outros representantes famosos como o vírus do sarampo, caxumba, vírus que causam doenças respiratórias e muitos que causam doenças em animais...o próprio NDV é um vírus de aves, e é aí que está o pulo do gato do instituto Butantan!
- Veja, multiplicar vírus em ovos embrionários de galinha é um processo muito prático e barato. O problema é que o Sars-CoV2 não se multiplica nesses ovos. Os cientistas resolveram isso colocando um pedaço do coronavírus no NDV (vírus de ave)! Agora a produção pode ser feita em ovos
- Outra vantagem é que o NDV pode ser manipulado em laboratório de nível de segurança 2 (BL2) ao invés do BL3 usado para o Sars-cov-2. Laboratórios BL3 são muito caros de se manter. Isso torna a vacina muito mais barata!
- O NDV causa doença em aves, mas em humanos é quase inofensivo. A maioria dos casos são assintomáticos, ou no máximo sintomas de uma gripe leve. Ademais, o vírus é inativado e fragmentado antes de se transformar em vacina. Então é muito seguro!
- Os fragmentos do NDV podem contribuir para estimular nosso sistema imune, funcionando como um adjuvante. Então quando nossas células encontram os fragmentos da proteína Spike do coronavírus, vão desenvolver uma resposta muito mais forte e robusta.
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás