O risco de falta de oxigênio e dos medicamentos do "kit intubação" são grandes preocupações do momento com a pandemia no Brasil. Pesquisa coordenada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) dá conta de que a situação afeta pelo menos 625 e 1.141 municípios do país, nos dois casos respectivos. Essa é a segunda edição do levantamento, a partir de questionário enviado a prefeitos entre 29 e 31 de março, representantes de todas as unidades da federação. Participaram 2.553 municípios, 45,9% do total das cidades brasileiras.
Para esta edição, foram selecionados temas que estavam em evidência nesta semana, como a falta de oxigênio nas unidades de saúde, dificuldade no acesso a insumos farmacológicos que compõem o "kit intubação", medidas de restrição que estão sendo adotadas nos municípios, além de um panorama sobre recebimento de vacinas.
Leia Mais
OMS: situação da pandemia é grave, mas produção local de vacinas auxilia o BrasilCapital paulista ganha reforço na produção de oxigênioPfizer diz que estudo mostra eficácia de 91,3% de vacina em 6 mesescoronavirusbrasilAs conclusões do balanço também indicam que, nesta semana, 37,1% das localidades pesquisadas estão realizando lockdown (fechamento total das atividades não essenciais), na tentativa de frear a disseminação do coronavírus. Já 61,9% afirmaram que não tomaram essa atitude no período analisado. No entanto, em relação à restrição da circulação de pessoas à noite, o percentual que adotou essa medida sobe para 82,2%, e somente 17,5% dos gestores declararam não adotar.
A pesquisa mostra ainda que 88% dos municípios estão aplicando restrições das atividades aos finais de semana, e somente 11,8% não. A medida de antecipação de feriados foi tomada por 15,3% das regiões contempladas no levantamento. Quanto às aulas presenciais, 89,4% dos municípios estão com as atividades paralisadas, e somente em 9,9% ainda estão ocorrendo nesta semana.
Entre a primeira e a segunda edição da pesquisa da CNM, lançada na semana passada como uma das ações do Observatório da COVID-19 nos Municípios do Brasil, foi possível traçar um dado comparativo. O número de municípios com medidas de restrição se manteve nos mesmos patamares nos dois períodos pesquisados, e, sobre o percentual com risco para falta de oxigênio e dos medicamentos do "kit intubação", a queda foi pouco expressiva, apontando que o problema continua grave.
O que é o coronavírus
Principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
- Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
- Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus
Mitos e verdades sobre o vírus
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também: