Segundo o presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, a estrela vermelha que caracteriza o logotipo da cervejaria holandesa Heineken, erguida em 1864, é uma alusão ao símbolo do Partido dos Trabalhadores (PT). A sigla foi fundada por sindicalistas na capital paulista em 1980.
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Sérgio Camargo diz que vai processar Benedita da Silva por injúria racialSérgio Camargo sobre Bolsonaro: 'A cloroquina ganha seu maior garoto-propaganda'Sérgio Camargo sobre Alcione: 'Barraqueira que incita ao crime e à violência contra um negro'Ministério Público do Trabalho pede afastamento de Sergio Camargo Presidente da Fundação Palmares decide tirar 'machado de Xangô' de logotipoA peça diz: "Juntes brilhamos mais". A frase usa a controversa linguagem neutra, cuja proposta é incluir pessoas e coletivos que não se identificam com os gêneros masculino e feminino. Sérgio classificou a propaganda como uma "palhaçada".
"Não estou junto dessa palhaçada! Isso é marketing da lacração. A estrelinha vermelha, primeira da série, é o PT. A holandesa Heineken deveria respeitar a língua oficial do país onde atua e fatura alto, em vez de degradá-la para bajular minorias doutrinadas, ressentidas e ignaras!"
"Não estou junto dessa palhaçada! Isso é marketing da lacração. A estrelinha vermelha, primeira da série, é o PT. A holandesa Heineken deveria respeitar a língua oficial do país onde atua e fatura alto, em vez de degradá-la para bajular minorias doutrinadas, ressentidas e ignaras!"
Desde que assumiu o cargo, em janeiro de 2019, Sérgio Camargo distribui farpas, ofensas e controvérsias sem economia. Em fevereiro de 2020, ele demitiu por telefone funcionários negros da fundação, sob o argumento de que precisava montar uma equipe de confiança, de extrema-direita.
Em maio do ano passado, Camargo repudiou Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares e que dá nome à instituição que ele atualmente dirige.
Um mês depois, o gestor chamou o movimento negro brasileiro de "escória maldita" formada por "vagabundos".
Em novembro, excluiu Gilberto Gil, Elza Soares e Martinho da Vila da lista de personalidades negras ilustres, afirmando que, dali em diante, o 'Brasil finalmente teria orgulho'.
"Luta pela diversidade"
Procurado pela reportagem, o grupo Heineken destacou que a campanha publicitária não visa apoiar partidos políticos e justificou o uso da linguagem neutra.
"O Grupo HEINEKEN esclarece que o objetivo do conteúdo em questão foi apoiar a luta pela diversidade, em linha com um de seus mais importantes valores, o Respeito, e acreditando que cada um é livre para ser quem realmente é. O Grupo tem utilizado a linguagem neutra em comunicações institucionais de apoio à causa como uma forma de inclusão e nunca com desrespeito à língua portuguesa ou com conotação política".
Em 2017, a cervejaria já havia emitido um comunicado negando o significado político da estrela vermelha de seu logotipo - à época, associada ao comunismo pelo primeiro-ministro da Hungria, Víktor Orbán. Nacionalista e ultraconservador, ele pretendia proibir o uso de símbolos que considerava totalitários em território húngaro.
Na nota divulgada na ocasião, a Heineken afirmou que o principal significado da estrela vermelha é "um ânimo festivo, quente e alegre".
O primeiro logo da cervejaria não incluía esta forma geométrica. A estrela, inicialmente branca, passou a integrar a marca em 1884, vinte anos após a fundação da companhia. A versão vermelha surgiu em 1930.
O primeiro logo da cervejaria não incluía esta forma geométrica. A estrela, inicialmente branca, passou a integrar a marca em 1884, vinte anos após a fundação da companhia. A versão vermelha surgiu em 1930.