Nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (24/5), investigadores da polícia do Distrito Federal deram início à operação Aplistia e prenderam um homem, de 19 anos, acusado de planejar o assassinato do próprio amigo, Valerson Nunes da Silva, 48, para roubá-lo.
O latrocínio aconteceu em 4 de abril, em Ceilândia. Um segundo envolvido, identificado como Leandro Linhares da Silva, é considerado foragido. A Polícia Civil divulgou a foto dele para auxiliar nas buscas. As denúncias anônimas podem ser feitas por meio do telefone 197 e o sigilo é absoluto.
O crime
As investigações apontam que os suspeitos traçaram um plano para roubar as economias de Valerson Nunes. A vítima fazia planos de comprar um veículo para trabalhar como motorista de entrega por aplicativo. "Os indícios da investigação apontam que os autores foram beber cerveja na casa da vítima e colocaram remédio na bebida para que ela dormisse e eles pudessem subtrair o dinheiro de Valterson", detalhou o delegado-adjunto da 19ª DP, Thiago Peralva.
No meio da madrugada, Valterson teria acordado e, então, a dupla o espancou e o asfixiou. Depois, deixaram o corpo do trabalhador próximo ao condomínio Gênesis, no Sol Nascente.
Além do dinheiro, os criminosos teriam, supostamente, levado o carro e o violão de Valterson. Um dos autores, Leandro Linhares da Silva não foi encontrado na sua residência e é considerado foragido.