A Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Rio de Janeiro informou que o passageiro que veio da Índia e testou positivo para a cepa indiana do SARS-CoV-2 está em quarentena. Segundo o órgão, todas as pessoas que tiveram contato com o caso estão sob monitoramento.
Leia Mais
Abrafarma: Alta na procura por testes em farmácias indica 3ª onda da covid-19Conass: Brasil registra 2.398 mortes de COVID-19 em 24hFiocruz prevê piora e diz que controle da COVID exigiria 70% de vacinadosMédico engana ao afirmar que hidroxicloroquina é eficaz contra COVID
Todo eventual deslocamento é acompanhado pelos órgãos de vigilância sanitária de Campos de Goytacazes, no norte fluminense, do Rio e da própria SES, afirma nota divulgada na noite desta quarta-feira (26/5).
O texto informa ainda que todas as pessoas que tiveram contato com o passageiro infectado foram contatadas e orientadas a observar quarentena e a comunicar às autoridades sanitárias a ocorrência de qualquer sintoma.
A secretaria ainda avalia, junto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a possibilidade de criar barreiras sanitárias para os voos domésticos. As barreiras para os voos internacionais são de responsabilidade do Ministério da Saúde.
A nota lembra ainda que todos os protocolos de segurança devem ser mantidos, como uso de máscaras e distanciamento social.