Três dias depois das agressões de policiais a manifestantes durante protesto contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Centro do Recife, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), comunicou nesta terça-feira (1º/6) a exoneração do comandante da Polícia Militar no estado, Vanildo Maranhão.
O substituto será o coronel José Roberto Santana, que atualmente ocupava o cargo de diretor de Planejamento Operacional da PM.
A nomeação do novo comandante será nesta quarta-feira (2/6), em evento na capital pernambucana. "O coronel Vanildo colocou seu cargo à disposição, aceitei e anuncio agora que o novo comandante da PM será o Coronel Roberto Santana. A investigação em torno do caso continua. Hoje afastamos mais dois oficiais, além dos cinco afastados ainda no sábado", disse Paulo Câmara.
"Não a uma polícia que atire no rosto das pessoas ou que impeça alguém ferido de ser socorrido, mas uma polícia que represente os anseios de uma sociedade pacífica, plural e democrática. Esses princípios são inegociáveis e deles jamais vamos abrir mão", completou o governador.
Nesta quarta-feira, Paulo Câmara deve afastar também os comandantes de batalhões da PM envolvidos na operação.
A ação dos policiais nos protestos contra Bolsonaro deixou várias pessoas feridas. Duas delas tiveram perda parcial de visão.
Presente no protesto, a vereadora Liana Cirne (PT) foi atingida por spray de pimenta no rosto. O cantor Afroito foi preso na manifestação.
Presente no protesto, a vereadora Liana Cirne (PT) foi atingida por spray de pimenta no rosto. O cantor Afroito foi preso na manifestação.
O Ministério Público de Pernambuco abriu inquérito para investigar o episódio.