Os últimos momentos de vida de uma paciente internada com COVID-19 em Corrente, no sul do Piauí, foram marcados pelo conforto do som da voz do médico Matheus Rocha, de 24 anos. O médico cantou para ela a versão em português da música Hallelujah, de Leonard Cohen.
O momento foi registrado por um fisioterapeuta que acompanhou a cena na sexta-feira (11/6). Horas depois, a mulher veio a falecer.
No vídeo, Matheus Rocha aparece sentado ao lado do leito da paciente cantando para ela. Ao G1, o médico disse que ela já estava muito abalada por ter perdido um familiar dias antes e o que estado de saúde dela já indicava o óbito em poucas horas.
"Foi muito emocionante. Ela ficou com os olhos marejados, cantou junto, teve sua experiência com o Divino," contou o médico.
Cantor de coral, o médico já usou a música em outras ocasiões para confortar pacientes. “Quando a gente perde um paciente, a equipe inteira sofre. E como sofre junto, é bom que a gente se apoie. Quando a gente entende que fez tudo que era possível pelo paciente, passa a ver aquele momento como uma etapa daquela vida”, disse.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
Quais os sintomas do coronavírus?
Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.