Alcântara, no Maranhão, é a primeira cidade brasileira com 100% da população adulta vacinada com pelo menos a primeira dose. O anúncio foi feito pelo governador do Maranhão, Flávio Dino, nesta quarta-feira (16/6). "Esperança vencendo as trevas e a tristeza", escreveu nas redes sociais.
Leia Mais
Queiroga quer vacinar toda a população adulta com 1ª dose até setembroCom alta de infecções pela covid-19, Araraquara terá novo lockdownCâmara aprova ampliar grupos prioritários para vacina contra COVID-19Alagoano de 115 anos recebe alta após internação por COVID-19A marca foi possível porque a cidade é formada, em sua maioria, por uma população quilombola, grupo prioritário da vacinação. No município de 22 mil moradores são, ao todo, 204 comunidades quilombolas, onde vivem mais de 3,3 mil famílias. De acordo com o Ministério da Saúde, 13 mil pessoas tomaram a primeira dose na cidade.
Para que o marco fosse possível, a cidade recebeu mutirões de vacinação e ajuda do estado com equipes especializadas para aplicar os imunizantes.
Em abril, a cidade de Serrana, em São Paulo, também chegou à marca de 100% da população adulta vacinada. Mas, no caso do município paulista, foi devido à participação no estudo desenvolvido pelo Instituto Butantan. A pesquisa tinha como intuito medir a capacidade da vacina CoronaVac de barrar a transmissão da COVID-19. O resultado do experimento, divulgado no mês passado, apontou que os casos de COVID-19 na cidade tiveram queda de 80% e as mortes em 95%.