Um jovem foi filmado em um shopping de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, com uma suástica no braço. O vídeo que flagra o uso do símbolo nazista circulou nas redes sociais nesta quarta-feira (17/6) e gerou revolta nos internautas.
"Eu tô na minha liberdade".
%u2014 Tassio Denker (@TassioDenker) June 17, 2021
Não, não está. o Art.20, § 1º da lei dos crimes de racismo prevê até 5 anos de cadeia para quem age como incel aí do vídeo. https://t.co/h6RHnKZyCm
Trajando um moletom em que exibia uma imagem onde se lia "Sabrina", em menção à série da bruxa adolescente de remake da Netflix, e portando máscara, mas sem usá-la durante a abordagem, o rapaz foi abordado no início da manhã, logo após a abertura do centro de compras North Shopping.
“Quer ficar famoso esse aqui. Você nem sabe o que está usando aí”, disse um homem ao hostilizar a atitude do jovem, que não teve a identidade confirmada pela administração do shopping center, que ainda não respondeu sobre as providências tomadas ou o encaminhamento do caso para a instância policial.
Nas imagens, a equipe de segurança realiza uma abordagem e tenta conter o rapaz por um dos braços, mas ele reage e diz "eu tô na minha liberdade", antes de se distanciar da câmera que o filma.
Segundo a legislação brasileira, a apologia ao nazismo é crime com punição de 2 a 5 anos e pagamento de multa.