Cem anos se passara e a Nestlé, a dona da marca Leite Moça, decidiu substituir a icônica personagem da camponesa na embalagem por seis mulheres brasileiras reais.
Leia Mais
Duralex, famosa por seus pratos 'inquebráveis', se salva da falênciaNestlé anuncia volta da versão cremosa do leite Moça para comer de colher Após críticas, Farm reverterá integralmente vendas para a família de KathlenA campanha "Leite Moça® 100 anos. Tudo que pode dar certo vai dar certo" teve início pelo Instagram da marca, em abril. As ilustrações das 6 personagens (Dona Sônia, Bia, Gabriela, Angela, Tia Bena, Terezinha e Amanda) foram feitas pela artista Débora Islas, que informou nas redes sociais vem desenvolvendo o projeto desde janeiro.
Apesar da boa recepção do público, na internet, alguns comentários geraram debates sobre os corpos das mulheres que vão estampar as embalagens comemorativas. "Qual lata você prefere? A do Leite Moça tradicional, com a camponesa, ou essa nova versão, com a gordinha? Na dúvida, compre de outra marca", comentou um usuário.
"Os caras incomodados porque mudaram a moça do Leite Moça. Conservador adora falar que progressista é mimizento", respondeu outro internauta.
Outro internauta lembrou de uma charge publicada pela Folha de S. Paulo em março desde ano.
A Nestlé ainda não se pronunciou sobre os comentários negativos, mas Renata d’Ávila, CSO da FCB Brasil, distribuidora da marca, informou em nota que a troca foi feita para representar mulheres que ajudaram a construir a marca.
"Trazemos histórias de transformação e crescimento pessoal conquistados usando a marca como aliada na culinária e na confeitaria. Assim, homenageamos a Moça e as moças que fazem parte da sua trajetória”, explicou. A edição especial das latas chega agora em junho aos pontos de venda.
*Yasmin Ibrahim, sob supervisão de Hellen Leite