Um estudo divulgado neste mês pela Associação Médica Brasileira indica que o uso de cloroquina é ineficaz na prevenção e no tratamento contra a COVID-19. A pesquisa concluiu que o uso do medicamento não diminuiu o agravamento e os óbitos de pacientes com quadro leve da doença.
Leia Mais
Brasil tem 2.042 mortes nas últimas 24h e se aproxima de 510 mil mortesSP retoma vacinação contra covid-19, mas doses voltam a se esgotar em 13 postosPolícia prende duas pessoas que ajudaram Lázaro na fuga em GoiáscoronavirusbrasilCampanha de rede de fast food explica amor LGBTQIA+ pelo olhar das criançasPolícia prende fazendeiro e se aproxima de capturar Lázaro BarbosaOs dados fazem parte do Projeto Diretrizes, uma iniciativa da Associação Médica Brasileira, que “visa combinar informações da área médica para padronizar as condutas, e para auxiliar no raciocínio e na tomada de decisões dos médicos”.
Por fim, a pesquisa concluiu que “não é recomendado o uso de hidroxicloroquina na profilaxia ou no tratamento de pacientes com quadro de COVID-19 leve”.
O estudo adotou nove ensaios internacionais, dos quais foram extraídos dados referentes à autoria, ano de publicação, descrição dos pacientes, das intervenções com hidroxicloroquina, dos desfechos e do tempo de seguimento.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.
Quais os sintomas do coronavírus?
Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.