Uma agência de marketing teria oferecido dinheiro para que youtubers do mundo inteiro espalhassem informações falsas sobre vacinas contra a COVID-19. Um dos envolvidos seria o brasileiro Everson Zoio, que tem mais de 12 milhões de seguidores nas redes sociais.
Leia Mais
Pelo menos 8 capitais suspendem aplicação da 1ª dose da vacina contra a covidMaré vacinará todos os seus moradores acima de 18 anosCamex retira imposto de exportação de armas para Américas do Sul e CentralcoronavirusmundoYoutuber Raulzito é preso acusado de estupro de vulnerávelEstudos clínicos da vacina Covaxin são cancelados no Brasil pela AnvisaA reportagem mostrou que a agência enviou uma série de informações falsas sobre mortes decorrentes da vacinação com a Pfizer e orientou aos influenciadores a não mencionarem o patrocínio e sim tratarem como conselho aos seguidores.
Everson Zoio fez um vídeo reproduzindo os dados enviados no briefing da empresa e não mencionou o patrocínio.
O alemão Mirko Drotschmann, que tem 1,5 milhão de seguidores, contou que a agência queria que ele divulgasse supostas informações vazadas que mostravam que pessoas que tomaram a vacina da Pfizer tinham uma mortalidade três vezes maior do que quem recebeu os imunizantes da AstraZeneca. Mas não existe pesquisa que se comprove isso.
Outro delator do esquema foi o francês Léo Grasset, que tem um canal de ciência no YouTube e mais de 1,2 milhão de inscritos.
Segundo ele, a empresa ofereceu uma compensação de dois mil euros (cerca de R$ 12 mil, levando em consideração a cotação atual) para que ele participasse do esquema.
Até a conclusão desta matéria, Everson Zoio nã havia comentado o caso.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.