(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NACIONAL

Estudos clínicos da vacina Covaxin são cancelados no Brasil pela Anvisa

Na semana passada, a fabricante indiana rompeu acordo com a Precisa, que é alvo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID-19


26/07/2021 23:56

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)(foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou os estudos clínicos da vacina contra covid-19 Covaxin, do laboratório indiano Bharat Biotech. O pedido do estudo foi feito pela empresa Precisa Medicamentos, que afirmava ser representante da Bharat no Brasil. Na semana passada, a fabricante indiana rompeu acordo com a Precisa, que é alvo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, no Senado.
 
"A decisão foi tomada após avaliação técnica de que o fim da autorização da empresa Precisa para representar a vacina no país inviabiliza o cumprimento da normativa que trata da condução dos estudos clínicos de vacinas no país", informou a agência.
 
Após decisão, na sexta-feira (23/7) a Anvisa suspendeu de forma cautelar os estudos clínicos da vacina. No sábado, a agência encerrou o pedido de uso emergencial do imunizante.
 
A negociação da Precisa com o Ministério da Saúde é alvo de suspeitas na CPI da Covid-19. A Bharat não informou o motivo do rompimento do acordo com a empresa brasileira, mas, segundo a Precisa, um dos motivos seria a apuração em curso na comissão parlamentar de inquérito. A Precisa fechou contrato com o ministério no dia 25 de fevereiro para aquisição de 20 milhões de doses de vacina a R$1,6 bilhão.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)