A anunciada onda de frio chegou pra valer nesta sexta-feira (30/7) - e, com ela, recordes de temperaturas e cenas impactantes para os padrões brasileiros. Em Belo Horizonte, a madrugada registrou a menor temperatura do ano, com 6,3ºC, e sensação térmica de -9ºC em alguns pontos da cidade. Também teve geada no Sul do país e temperaturas negativas.
O Estado de Minas separou alguns imagens do frio (com direito a geadas e até neve) pelo Brasil. Confira!
Curitiba amanheceu, literalmente, gelada. Um dos principais pontos turísticos da cidade, o Jardim Botânico, ficou coberto pela geada.
No interior de Minas, os moradores de uma cidade quente como Governador Valadares já receberam o alerta de 10ºC para a noite desta sexta (30/7).
A cidade de Manduri, no interior de São Paulo, registrou a mínima de -3,9ºC pela manhã.
Em Brasília, além do frio, a baixa umidade do ar também atinge a cidade. O fim de semana tem previsão de mínima entre 8°C e 10°C.
Até a Cidade Maravilhosa sentiu frio. Os 18ºC no Rio de Janeiro tiraram as toucas dos armários e deixaram um lado da população ainda mais vulnerável, os moradores de rua.
No Sul de Minas, em Varginha, teve flagra da geada na zona rural. Em alguns pontos a cidade registrou -1ºC.
Registros da neve
No início da semana, a onda de frio chegou ao Sul do Brasil com um momento marcante. Em várias cidades, já acostumadas com o frio, nevou. Apesar da queda de temperatura, Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, ganhou um registro incomum: a cidade vista de cima e coberta de neve.
LEIA TAMBÉM: Rio Grande do Sul tem tempestade de neve; veja vídeo
Veja mais fotos da queda de temperatura desta sexta-feira (30/7):
*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Ricci