O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse nesta quarta-feira (4/8) que o estado recebeu metade das doses previstas de vacinas da Pfizer, o que deve atrasar a imunização de milhares de paulistas. "O governo federal decidiu punir quem fez o certo e foi eficiente na vacinação", declarou Doria em coletiva de imprensa.
Leia Mais
Moraes inclui Bolsonaro em inquérito das fake newsEm cerimônia de posse, Ciro Nogueira diz que será "amortecedor" do governoBolsonaro é diretor de entidade ligada a parceiro de reverendoSegundo o governador, São Paulo "recebeu ontem 228 mil doses a menos do previsto da vacina da Pfizer. Aquilo que deveria ter sido entregue ao estado não foi. A última remessa de vacinas da Pfizer foi reduzida à metade sem nenhuma justificativa. A decisão que, como governador, qualifico como arbitrária, representa a quebra do pacto federativo". João Doria também afirmou no Twitter que não "aceitará boicotes do governo federal", e que medidas serão tomadas para garantir a imunização da população.
Conforme o governo paulista, um ofício foi remetido ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pedindo o envio de mais 228 mil doses do imunizante em até 24 horas. Isso porque a campanha estadual de SP espera receber 456 mil doses da Pfizer. Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado tem uma população aproximada de 46,3 milhões de pessoas. Assim, tem direito a 22% das vacinas entregues pelo Ministério da Saúde pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI).
Pelas regras do Sistema Único de Saúde (SUS), cada estado tem direito a lotes proporcionais à população local, independentemente de público-alvo da vacinação ou tipo de imunizante disponível.
Novos lotes
Nessa terça-feira (3), o Ministério da Saúde recebeu um lote com mais de 1 milhão de doses da Pfizer. A pasta também comunicou a aquisição de outros 2 milhões, entregues pelo laboratório no último domingo (1º). Ainda segundo a pasta, "ao todo mais de 23,6 milhões de doses da farmacêutica foram distribuídas às unidades da Federação desde o começo da campanha de vacinação".
Em nota, o Ministério da Saúde informou que vai conceder entrevista coletiva à imprensa ainda nesta quarta-feira, a fim de esclarecer a distribuição de doses da vacina a São Paulo.
Segundo a pasta, foram distribuídos mais de 184 milhões de doses de vacinas para todo o Brasil. E estão em processo de distribuição 9.494.928 de doses às secretarias de saúde de estados e municípios.
*Estagiário sob supervisão de Andreia Castro