Jornal Estado de Minas

#SEXTOU

Dia Internacional da Cerveja: 5 hábitos inusitados de beber no mundo


Neste 6 de agosto, Dia Internacional da Cerveja, listamos alguns hábitos de consumo da bebida em outros países que podem parecer um pouco inusitados para os brasileiros. Esperar um brinde que dura em média 20 minutos para dar o primeiro gole, saber a ordem correta de servir quem está bebendo contigo e apreciar uma cerveja morna fazem parte dessa lista. Confira essas e outras curiosidades ao redor do mundo sobre a bebida alcoólica mais popular no Brasil.




1 - Coreia do Sul

Na Coreia do Sul, servir o próprio copo ou não respeitar ordem de idade à mesa é gafe (foto: Carlos Barria/Reuters)
A Coreia do Sul, assim como outros países asiáticos, é conhecida por ter tradições muito rígidas e com as bebidas não é diferente. Em uma reunião de família ou de amigos, é considerado rude servir o seu próprio copo. A tradição manda servir as bebidas em ordem: primeiro os mais velhos, depois os mais jovens.

Leia mais: Posso beber depois de vacinar? Médico esclarece

2 - Geórgia

Restrição de horário para beber é comum em alguns países (foto: Fred Tanneau/AFP)
Se um dia você for à Geórgia, tome cuidado na hora do brinde para não ser indelicado. Antes de começarem a beber, deve-se esperar acabar o discurso que antecede o momento do brinde. E esse discurso leva, em média, 20 minutos. Até lá, não ouse molhar o bico.

3 - Estados Unidos

As leis para o consumo de álcool nos Estados Unidos são diferentes das brasileiras. Enquanto aqui é permitido consumir bebidas alcoólicas a partir dos 18 anos, a idade mínima legal para os americanos começarem a beber é 21, podendo variar em alguns estados.




Além disso, alguns estados proíbem o consumo de bebidas alcoólicas em público fora de bares ou restaurantes. Por isso é comum em filmes e séries aparecer pessoas bebendo na rua com a garrafa envolvida em um saco de papel.

4 - Alemanha

Aqui no Brasil, um dos sinônimos para cerveja é “geladinha”. Isso porque é impensável beber uma cerveja quente, correto? Acontece que em outros lugares do mundo, beber uma cerveja "trincando" é incomum.

Leia também: Concurso literário busca novo escritor de livro cervejeiro no Brasil

Na Alemanha, há uma variedade de cervejas que precisam apenas estarem frias para serem consumidas, diferentemente do Brasil, onde as cervejas do tipo Pilsen, servidas geladas, são mais populares.




Alemanha tem vários tipos de cervejas para se beber em temperatura ambiente (foto: Christof Stache/AFP)

No inverno alemão, é comum deixarem as cervejas por meia hora na varanda, tempo suficiente para que a bebida fique na temperatura perfeita para consumo.

5 - Irã e Arábia Saudita

Apesar de socialmente aceita na maioria dos países, alguns lugares proíbem ou restringem o consumo de bebida alcoólica. É o caso do Irã e da Arábia Saudita, onde produzir, comercializar ou consumir bebidas alcoólicas é crime.
Fabricação e consumo de cerveja é proibido em países como Arábia Saudita e Irã (foto: Christof Stache/AFP)

As Maldivas, apesar do forte apelo turístico, restringem o consumo de álcool dentro dos resorts e hotéis. Já na Tailândia, há horários específicos nos quais é permitido beber, mas em alguns feriados é proibido o consumo durante todo o dia.

Leia também: 6 cervejas mineiras para degustar no inverno

No Brasil, beber cerveja ou outras bebidas alcoólicas é permitido a maiores de 18 anos. Mas não se esqueça: se for dirigir, não beba.

*Estagiário sob supervisão do subeditor Rafael Alves