Jornal Estado de Minas

CONTRA AS FAKE NEWS

Projeto Comprova tem novo número para sugestões de verificação via WhatsApp

O Projeto Comprova está lançando, nesta quarta-feira (18/8), um novo serviço de atendimento aos usuários via WhatsApp. A iniciativa, liderada pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), conta com jornalistas de mais de 30 veículos de comunicação brasileiros que atuam na apuração de informações enganosas, inventadas e deliberadamente falsas compartilhadas nas redes.





Será possível aos usuários enviar sugestões de verificação de conteúdo duvidoso pelo número (11) 97045-4984 ou através do link. Os jornalistas do projeto se encarregam da verificação de qualquer conteúdo suspeito relacionado à pandemia, políticas públicas do governo federal, bem como postagens que deslegitimem o processo eleitoral e as eleições de 2022.

O papel colaborativo dos cidadãos é de fundamental importância para organizações de comprovação de fatos como o Projeto Comprova, como sublinha o presidente da Abraji, Marcelo Träsel: "A imprensa está na linha de frente, verificando os fatos, mas a responsabilidade por combater a desinformação é de toda a sociedade". Em um período de pouco mais de dois meses antes das eleições de 2018, o Comprova recebeu 78 mil sugestões de verificação de conteúdos tidos como suspeitos pelos usuários.

O antigo número da Comprova deixará de funcionar a partir de setembro de 2021.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.



 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

audima