Conselheiro para emergências em doenças virais da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Jairo Mendez Rico afirmou nesta quarta-feira que as vacinas contra a COVID-19 seguem eficazes, contra a variante Mu e as demais, inclusive a Delta. Ele tratou do assunto durante entrevista coletiva virtual da entidade.
Leia Mais
Anvisa autoriza uso emergencial do remédio Sotrovimabe contra COVID-19Novavax começa ensaio de combinação entre vacinas contra covid e gripe sazonalCovax avança, mas quadro no acesso a vacinas ainda é inaceitável, diz OMSGoverno de SP estuda aplicar 4ª dose contra COVID-19 em transplantadosBrasil registra 250 mortes e 14.430 casos de COVID-19 em 24hQueiroga avalia que Brasil está em 'cenário mais confortável' da pandemiaMendez Rico disse que a Opas monitora a disseminação da variante Mu por alguns países da região, mas disse que até o momento ela "não gera preocupação especial".
O diretor assistente da Opas, Jarbas Barbosa, destacou a importância da vacinação para conter a crise de saúde. "Nos Estados Unidos, a pandemia agora é dos não vacinados", enfatizou.
Barbosa ainda respondeu questionamento sobre a vacinação de crianças e adolescentes.
Ele lembrou que até agora apenas a Pfizer fez solicitação à Organização Mundial de Saúde (OMS) para aplicar nesses grupos da população, enviando seus dados e tendo conseguido o aval da OMS para isso.
O diretor assistente disse que, nas próximas semanas ou meses, outras companhias fabricantes de imunizantes podem também vir a fazer essa solicitação.