Jornal Estado de Minas

ENERGIA ELÉTRICA

Crise hídrica: maior hidrelétrica de SP registra 6% de água em reservatório

Os impactos da crise hídrica já são sentidos no estado de São Paulo. Duas hidrelétricas paulistas passaram a funcionar com níveis de água muito abaixo do recomendado. As informações foram divulgadas pelo jornalista Lauro Jardim. 





A usina hidrelétrica Ilha Solteira, localizada no rio Paraná, entrou em estado de alerta. Segundo os dados divulgados pelo Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS), a maior usina do estado registrou 6,95% de água em seu reservatório na quinta-feira (9/9). 

Em dois dias, os números caíram 41,8%. Na terça-feira (7/9), o reservatório estava funcionando com 11,96% de sua capacidade hídrica. 

LEIA TAMBÉM: Reservatórios das maiores hidrelétricas de Minas operam abaixo de 50%

Para funcionar adequadamente, as hidrelétricas precisam ter um mínimo de 10% de água nos reservatórios. Abaixo desse percentual, as turbinas podem ser comprometidas. 


Usina Três Irmãos 


Além da Ilha Solteira, a Usina Hidrelétrica de Três irmãos, na bacia do rio Tietê, também caminha para um quadro crítico. A usina apresentou, na quinta-feira (9/9), 9,65% de água no reservatório. 

Em comparação com a terça-feira (7/9), quando os números indicavam 15,4%, o reservatório perdeu 5,75 pontos percentuais de água. 

Se os números continuarem em queda, ambas as usinas deverão ser desligadas. 
 
* Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Ricci 




audima