A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou, na noite desta sexta-feira (17/9), que aprovou a indicação do medicamento baricitinibe para tratar pacientes internados com COVID-19.
O uso do medicamento é autorizado para adultos hospitalizados e que precisam de oxigênio por máscara ou cateter nasal, ou que demandam alto fluxo de oxigênio ou ventilação não invasiva.
A agência informou ainda que trata-se "de uma nova indicação terapêutica, já que o baricitinibe possui registro no Brasil para o tratamento de artrite reumatoide ativa moderada a grave e dermatite atópica moderada a grave”.
Veja a nota da Anvisa:
"A Anvisa aprovou nesta sexta-feira (17/9) a indicação do medicamento baricitinibe para o tratamento de pacientes internados com Covid-19.
A nova indicação aprovada é para o tratamento da Covid-19 em pacientes adultos hospitalizados que necessitam de oxigênio por máscara ou cateter nasal, ou que necessitam de alto fluxo de oxigênio ou ventilação não invasiva.
Trata-se de uma nova indicação terapêutica, já que o baricitinibe possui registro no Brasil para o tratamento de artrite reumatoide ativa moderada a grave e dermatite atópica moderada a grave.
Para a inclusão desta nova indicação, a empresa Eli Lilly do Brasil Ltda apresentou dados que sustentam a eficácia e segurança do medicamento para esta indicação.
O baricitinibe é um inibidor seletivo e reversível das enzimas janus quinases (JAKs), em especial JAK 1 e 2, responsáveis pela comunicação das células envolvidas na hematopoese (processo de formação e desenvolvimento das células do sangue), na inflamação e na função imunológica (função de defesa do corpo)."
Leia mais sobre a COVID-19
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
-
Quais os sintomas do coronavírus?