Uma nova tempestade de areia atinge cidades do interior de São Paulo nesta sexta-feira (1°/10). Moradores dos municípios de Andradina, Penápolis e Tupi Paulista registraram imagens mostrando vento forte e o céu encoberto por uma camada vermelha de poeira.
Leia Mais
Nuvem de poeira atinge Franca e cidade mineira na divisa com São Paulo'Tempestade de areia': seca extrema explica haboob no interior de SPTempestade de areia assusta moradores no interior de SPAO VIVO: acompanhe o sorteio da Lotofácil, Lotomania, Quina e Super Sete Defensoria Pública pede que CFM seja condenado por sua atuação na pandemiaDe acordo com a Metsul, há previsão de temporais também para o fim de semana, podendo gerar novos episódios de “haboob”. A meteorologista Estael Sias explica que o fenômeno é comum em países da Ásia.
Ele é causado por temporais de chuva com ventos fortes que, ao entrarem em contato com o solo seco, encontram resquícios de queimada, poeira e vegetação, os quais acabam criando um "rolo compressor" de sujeira que pode chegar a até 10 quilômetros de altura.
Na tarde do último domingo (26/9), uma nuvem de poeira densa e vermelha encobriu parte das cidades do interior de São Paulo, Franca, Ribeirão Preto, Araçatuba, Barretos e Presidente Prudente.
A tempestade também atingiu municípios mineiros na divisa com São Paulo, como Planura, às margens do Rio Grande.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.