O Brasil registrou neste sábado (2/10) 457 novas mortes por COVID-19, elevando para 597.749 o total de vítimas da doença. A média móvel de óbitos, que tem o objetivo de eliminar distorções entre dias úteis e fim de semana, caiu pelo quarto dia consecutivo e agora é de 500, ante 513 na véspera.
Neste sábado, foram notificados ainda 12.743 casos do novo coronavírus. Com isso, o número de diagnósticos positivos agora é de 21.456.504. Três estados não informaram os dados nas últimas 24 horas: Goiás, Amapá e Rondônia.
Ao menos dez estados estão enfrentando problemas para atualizar e divulgar estatísticas sobre a pandemia de COVID-19. A instabilidade teve início há três semanas, quando o Ministério da Saúde fez mudanças na plataforma E-SUS Notifica, onde são registrados os testes positivos de infecção pelo coronavírus.
Os dados diários da pandemia no Brasil são do consórcio de veículos de imprensa formado por Estadão, g1, O Globo, Extra, Folha e UOL em parceria com 27 secretarias estaduais de Saúde, em balanço divulgado às 20h. De acordo com os números do governo, 20,43 milhões de pessoas estão recuperadas da COVID-19.
O balanço de óbitos e casos é resultado da parceria entre os seis meios de comunicação que passaram a trabalhar, desde 8 de junho do ano passado, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 estados e no Distrito Federal. A iniciativa inédita é uma resposta à decisão do governo Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia, mas foi mantida após os registros governamentais continuarem a ser divulgados.