No Vale do Itajaí, em Santa Catarina, uma mãe, sem pagar, pegou comida para dar aos filhos e deixou um bilhete. O espaço, que fica na BR-470, é um trailer que há dois anos não tem atendentes.
O trailer nomeado “Sr. Honestidade” serve para cobrir os custos de uma casa de apoio para pessoas em situação de rua na região. O espaço funciona na base da confiança, as comidas estão dispostas e a ideia é quem pegar algo colocar o dinheiro em uma caixinha.
No bilhete, a mulher explica que pegou a comida para alimentar os filhos: “Olá, eu vim através desse bilhete informar que peguei algumas coisas para o café com meus filhos, mas não vou roubar. Quando eu tiver, prometo devolver. Obrigada. A.C.P”
Renato Lagatta, presidente da Associação Beneficente Filantrópica Vida Nova, disse que a carta é um retrato de honestidade: "Nós estamos caminhando para ser um povo mais unido e honesto. Isso é a prova de honestidade”.
Uma outra carta que chama a atenção é de uma pessoa que havia deixado R$120 para o pagamento de um pão. No bilhete, colocam que o resto do dinheiro é para ser utilizado para alimentar quem precisa.