(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VÍTIMAS DA PANDEMIA

Um terço dos brasileiros perdeu um amigo próximo por Covid, aponta pesquisa

Quase metade das pessoas entrevistadas no estudo conhece alguém que morreu com a doença; 16% teve um familiar como vítima do coronavírus


21/10/2021 13:25

Paciente é acomanhado por profissional de saúde em leito hospitalar
"A morte por Covid ficou cada vez mais perto das pessoas, em círculos mais próximos", afirma pesquisador (foto: Breno Esaki/Agência Saúde)
Uma pesquisa revelou um dado assustador na pandemia: um terço dos brasileiros perdeu um amigo próximo e 16% teve alguém da família como vítima da COVID-19. Praticamente metade (47%) conhece alguém que morreu em decorrência do novo coronavírus.

Os dados fazem parte da pesquisa Saúde Brasil, uma iniciativa do Centro de Pesquisa em Comunicação Política e Saúde Pública da Universidade de Brasília (CPS-UnB) e do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD).

Segundo a pesquisa, apenas 14% das pessoas não conhecem ninguém que tenha se infectado e não sobreviveu. Para 4%, a morte foi bem próxima, de alguém dentro de casa. "A morte por Covid ficou cada vez mais perto das pessoas, em círculos mais próximos", afirma Wladmir Gramacho, coordenador do CPS-UnB.

Para os resultados obtidos, foram entrevistadas 1.006 pessoas de todos os estados brasileiros, entre os dias 29 de setembro e 08 de outubro em uma amostra representativa da população brasileira com acesso a internet. A pesquisa tem margem de erro de 3 pontos percentuais em um intervalo de confiança de 95%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)